quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

hoje houve debate na AR...

... e, ao fim de quase duas, continua-se na mesma... o governo tenta justificar a sua ação (não podia ter feito muito diferente) e a oposição tenta imputar-lhe a culpa... sim, a chuva, o vento, a trovoada, os diques construídos, em 1979, dizem eles, em más condições, a quedas das antenas e das linhas eletricas, a derrocada na A1, a descoordenação da (des)Proteção Civil, os erros no anúncio dos apoios que as pessoas irão receber, quando receberem, a demissão da MAI, sim, tudo isso é culpa do Montenegro... não há dúvidas... antes foi do Costa... antes do Passos Coelho, antes do Sócrates, antes do Santana Lopes, antes do Durão Barros, antes do Guterres, antes do Cavaco Silva, antes do Soares, antes do Pinto Balsemão, antes de Sá Carneiro, antes de Maria de Lurdes Pintassilgo, antes de Mota Pinto, antes de Nobre da Costa, antes de Pinheiro de Azevedo, antes de Vasco Gonçalves, antes de Palma Carlos... antes da Junta de Salvação Nacional, antes de Marcelo Caetano, antes de Salazar... até que chegaria a vez de dizer que a culpa é de Afonso Henriques que um dia se lembrou de se chatear com sua mãe, Rainha Dona Teresa que havia sido casada com o Conde D. Henrique... e por aí fora até chegar aos Romanos e antes deles a Viriato que lutou contra eles... e com toda a certeza ainda se encontram culpados antes dele!...

Enfim... estou farto deste jogo de passa culpa... não aceito que se tenham passado duas horas a chorar sobre o leite derramado!!! a procurar um culpado e... e, NADA!!! não se discutem caminhos para o futuro... não se procuram melhorar as respostas a situações destas... sim, porque se não é fogo é água... se não é água é vento... se não é vento é um apagão... se não é um apagão é, qualquer outra coisa...

E o povo pá?

Há uns anos, uma música perguntava-nos "E o povo pá??"

Pois é!!! resolver os problemas, NADA!!!


Dá-lhe Falâncio, pá!
Pois é, camaradas, pá!
Chegou a luta, pá, para provar que a cantiga ainda é uma arma, pá, e que deve e pode reflectir os anseios do proletariado nacional, nestas alturas de grande crise, pá
A luta vai meter a boca no megafone, para explicar aqui nesta cantiga, pá, quais é que são os problemas que realmente afectam a nação, pá
Então cá vai!

É o desemprego, pá
A corrupção, pá
Endividamento, pá
A depressão, pá
O aquecimento, pá
A recessão, pá
E como se isto não bastasse, a reacção, pá
E os oprimidos, pá
Os endividados, pá
Os suprimidos, pá
Os separados, pá
Os desvalidos, pá
Desalinhados, pá
E os sem-abrigo, coitadinhos, dormem no chão, pá

E o povo, pá?
E o povo, pá?
E o povo, pá?
Quer dinheiro para comprar um carro novo
E o povo, pá?
E o povo, pá?
E o povo, pá?
Quer dinheiro para comprar um carro novo

São indigentes, pá
São insolventes, pá
São repetentes, pá
Delinquentes, pá
É só aumentos, pá
Despedimentos, pá
Aluimentos, pá
Desinvestimentos, pá
E os camponeses, pá
E os professores, pá
E os reformados, pá
E os pescadores, pá
E os subsídios, pá
E os ordenados, pá
E as dividas e os créditos mal parados, pá

E o povo, pá?
E o povo, pá?
E o povo, pá?
Quer dinheiro para comprar um carro novo
E o povo, pá?
E o povo, pá?
E o povo, pá?
Quer dinheiro para comprar um carro novo, pá

Ah, pois quer, pá!
O povo também quer Ferraris, pá
O povo também quer Maseratis e Bentleys e Lamborghinis, pá
Porque é que são só os jogadores da bola a ter, pá?
O povo também quer o novo SLK 200 da Mercedes, pá
O povo também quer um BMW Z3, pá
Aquele muito bonito com os estofos cremes em pele, pá, e com a manete das mudanças em marfim, pá
O povo também quer o novo Audi A8 com o motor Z12, pá, que gasta 35 litros aos 100, mas dá a volta a 270 na autoestrada, pá
O povo também trabalha, pá!

E o povo, pá?
E o povo, pá?
E o povo, pá?
Quer dinheiro para comprar um carro novo
E o povo, pá?
E o povo, pá?
E o povo, pá?
Quer dinheiro para comprar um carro novo, pá!


Sem comentários:

Enviar um comentário