terça-feira, 28 de abril de 2020

SARS-COV-2, um bicho verdadeiramente mau...


Quem me conhece sabe que, por norma, não sou muito pessimista... mesmo com todas as coisas menos boas que tenho vivido, procuro sempre pensar à português e encarar a coisa com um sentimento de que poderia ser sempre pior!...

No entanto, desta vez, tenho tido uma estranha sensação de que o pior está para vir apesar de, aparentemente, estarem a correr menos mal...

Como ontem conversava com um amigo, não queria estar no papel dos nossos governantes e, longe de mim estar a escrever este pequeno texto em forma de critica ou algo que o valha; penso que estão a fazer o melhor que podem na luta contra um vírus desconhecido… e sem armas…

E, se lutam para, por um lado, no imediato, ao nos remeterem ao confinamento e isolamento social, salvarem vidas, por outro lado, e, porque não têm alternativas e soluções assistem ao derrocar de um sistema económico que a médio e longo prazo podem fazer perder essas mesmas vidas…

Estamos assim perante uma guerra sem vencedor à vista, na qual, muitos no imediato perdem as suas vidas, mas muitos mais vão sofrer por causa dela… será eventualmente caso para dizer que muitos não morrerão da doença, mas irão perigar seriamente por causa da cura… muitos sonhos se irão desvanecer… muitas construções ficarão por construir… e, nem tudo vai ficar bem!...

Mas qual era a solução?... esta!... tenho a certeza de que nada mais haveria a fazer do que aquilo que foi feito…

No entanto, este anunciado desconfinamento levanta-me preocupações acrescidas… se com o confinamento chegamos ao planalto, facilmente vemos que dele ainda não saímos… é verdade que o número de novos casos não tem aumentado descontroladamente. Mas também é verdade que, mesmo com tanta gente em casa, o saldo entre o número de infetados, acrescido do número de novos casos, subtraído do número de recuperados não pode deixar ninguém sossegado já que este número não para de (lentamente) crescer.

E, se isto acontece com tanta gente em casa, espero estar enganado, mas quando o confinamento terminar poderemos estar a ver um sério aumento do número de casos…

E, vejo estas notícias que apenas me alarmam mais… diz-se muito que em futebol e em política, o que hoje é verdade amanhã pode o não ser… pelos vistos, esta velha máxima aplica-se facilmente à pandemia que vivemos: começamos por um vírus que era apenas um problema dos chineses e que em pouco mais de quatro meses chegou a todo o planeta… um vírus que não se transmitia de pessoa para pessoa e que, facilmente, se transformou num bicho que nos impediu sermos pessoas e de agirmos como tal, tal é o isolamento distanciamento a que nos temos de remeter… um vírus que era apenas uma simples constipação, um simples resfriado, mas que é capaz de nos enviar para os cuidados intensivos ou para o cemitério… um vírus que era combatido com imunidade de grupo que ao atingir um Primeiro-ministro passou a ser combatido com um #fiqueemcasa… um vírus que, fechou todo o mundo: desde a cultura ao desporto, das escolas aos tribunais, das igrejas aos teatros, das autoestradas aos aviões, das grandes às pequenas empresas; um vírus tão mau, mas tão mau que nos ataca em vida e que nem na morte nos deixa em paz porque não podemos chorar no cemitério a partida dos nossos amigos e familiares…

E agora, qual cereja no topo do bolo, depois de tanto se andar a dizer que não afeta crianças, eis que identificada uma síndrome rara em crianças de todas as idades com um estado inflamatório multissistémico que requer cuidados intensivos… (ver notícia aqui: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-sindrome-relacionada-com-coronavirus-identificada-em-criancas)

Afinal, o que hoje é verdade, com o SARS-COV-2 não é bem assim… facilmente amanhã será tudo mentira… e preocupa-me imenso que se pense em abrir creches e escolas durante o próximo mês de maio… preocupa-me porque me parece que não conhecemos este bicho ao ponto de colocarmos as nossas crianças à sua mercê…

Até parece tudo mentira… mas, lamentavelmente é verdade e este bicho é mesmo mau!...

Sem comentários:

Enviar um comentário